top of page

Apêndice N: referências para jogar As Chaves da Torre

O livro As Chaves da Torre possui um Apêndice N, conhecido nos jogos de RPG como a lista de referências de jogos, séries, filmes, quadrinhos, livros e tudo mais que possa te fazer entender um pouco mais de onde surgiu o jogo e se inspirar para criar suas aventuras.


Aqui nós vamos extrapolar um pouco mais essa lista, e apresentar cinco referências adicionais àquelas que estão apresentadas lá. São filmes, livros e até um desenho animado. Com essas cinco sugestões, você poderá relaxar durante o tempo livre e ainda assim enriquecer sua experiência de jogo. Vamos lá!


1. FILMES SOBRE MEMÓRIAS


Para começar a expandir nosso Apêndice N, sugerimos dois filmes fascinantes que tratam sobre memórias e sua influência nas histórias:

  • O Doador de Memórias (2014): Neste filme, que é uma adaptação do best-seller de ficção científica ‘O Doador’ (Lois Lowry), somos transportados para uma sociedade utópica perfeita, sem conflitos e ódio. O que não está claro é que para manutenção da aparente perfeição uma pessoa deve receber as memórias de dor e sofrimento da humanidade, que estará em paz sem esse fardo. Essa guarda de memórias e da verdade sobre a história cabe a uma pessoa que a passa de tempos em tempos para um sucessor. E é aí que a história começa, quando um sucessor jovem é escolhido, mas ele não aceita o status quo. O que acontece a seguir? Assista ao filme para descobrir como esse conceito pode se encaixar nas narrativas de As Chaves da Torre.

  • Desconhecido (2011): Imagine acordar após um acidente e descobrir que ninguém se lembra de você, tornando-se um completo desconhecido em sua própria vida. Sua mulher não faz ideia de quem é. Para piorar toda a situação há um outro no seu lugar, de quem todos se lembram. Para encerrar o conflito com chave de ouro, diante de tudo isso, há uma conspiração para eliminar sua existência! Combater forças que agem nas sombras e descobrir a verdade para retomar sua identidade é um tropo perfeito para As Chaves da Torre. Essa trama de ação, mistério e intriga, estrelando ninguém menos do que Lian Neeson, pode servir como uma empolgante aventura introdutória para seu grupo de jogadores.


2. LIVROS PARA EXPANDIR SUA IMAGINAÇÃO


Vamos adentrar o mundo literário e mergulhar em duas obras cativantes que oferecem novas perspectivas para suas histórias de RPG:


  • O Homem Vazio (Thiago Lee): Nessa obra nacional, na maior cidade do Brasil, recentemente há um grande aumento do número de desaparecidos. Um jovem solitário, cuja mãe está doente, descobre nas idas e vindas pelo metrô, uma realidade diferente. Somos apresentados à São Paulo do Lado de Lá, uma realidade paralela que captura as pessoas desaparecidas. Essa premissa misteriosa pode servir como inspiração para cenários sombrios e intrigantes dentro de As Chaves da Torre, tanto quanto Lugar Nenhum (Neil Gaiman), mas troque Londres pela capital paulista.

  • A Vida Invisível de Addie LaRue (V. E. Schwab): A protagonista Addie fez um pacto pela imortalidade, mas teve que abrir mão de si mesma. Como consequência sofreu os efeitos do esquecimento permantente por todos que a conhecem. Ela aproveitou por trezentos anos essa vida atemporal e isolada, explorando todo tipo de lugares e situações, até que algo muda. Em uma livraria alguém se dirige para ela e diz “Eu me lembro de você” e é aí que a trama se desenvolve. Uma obra excelente para explorar conceitos de atemporalidade e do Oblívio.

3. REFERÊNCIA BÔNUS: DESENHO ANIMADO BESTEIROL


Se você quer dar uma pausa nas histórias densas e explorar um pouco de humor e leveza, temos uma indicação especial para você:

  • O Fantástico Mundo de Gumball: Dentro das várias questões abordadas por essa animação sem noção e absurda, protagonizada por um gato azul adolescente que dá nome ao desenho e seu irmão um peixinho dourado com pernas chamado Darwin, é trazido um conceito divertido chamado "O Vácuo", um lugar onde vão os objetos esquecidos e tendências obsoletas, como walkmans, mullets, shorts jeans e outras coisas peculiares. Que tal inserir esse conceito maluco em uma das sessões de jogo, proporcionando momentos hilários e inesperados? Para ajudar vamos listar os episódios que tratam desse tema. Temporada 3: “O vácuo”, “O Oráculo” e “O Ninguém”; Temporada 4: “O Sinal”, “The Compilation” e “O Desastre”; Temporada 5: “A Reprise” e “O Tédio”; Temporada 6: “The Vegging”.


E aí, preparado para enriquecer seu jogo de RPG com essas incríveis referências? Divirta-se explorando novas possibilidades e conduzindo seus jogadores a uma experiência única no Mundo Esquecido da misteriosa Torre! Boas aventuras!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page