top of page

Por Onde Começar a Jogar RPG de Mesa?


Se você é um jovem aventureiro que adora se perder em jogos eletrônicos, devora livros de literatura fantástica e mergulha de cabeça em filmes e animes repletos de emoção, então está mais do que pronto para dar um passo além e descobrir o incrível universo dos RPGs de mesa. Neste post, vamos desvendar os mistérios desse hobby apaixonante e te guiar pelas primeiras trilhas do RPG de mesa. Prepare-se para desafiar monstros, explorar mundos mágicos e criar histórias maravilhosas onde você é o protagonista.


Mais do que um jogo

Antes de mergulharmos no assunto central, é importante entender por que o RPG de mesa cativa tantas mentes criativas. Diferente dos videogames, o RPG de mesa não é apenas um jogo, é uma experiência colaborativa que transcende a tela. Ele permite que você crie, interaja e influencie a narrativa de maneiras que outros hobbies não conseguem. Além disso, os temas explorados nos jogos podem ir além do lúdico, abrindo espaço para reflexões sobre questões sociais, éticas e filosóficas.


É um momento de diversão no qual você pode trabalhar o desenvolvimento de competências sociais, além de exercitar o músculo criativo do seu cérebro em uma das melhores brincadeiras da infância: o faz de conta.


Se quiser saber mais sobre o que é um RPG, leia aqui.


A Jornada do Novato

É normal se sentir como um aventureiro desarmado diante de um exército de orcs quando se trata de RPGs de mesa, mas acredite, a jornada é mais recompensadora do que você imagina. Sozinho você é capaz de aprender e jogar. Sem precisar de ninguém para ensiná-lo. Aqui estão algumas etapas para começar sua aventura:

  1. Escolha o Mundo: Assim como em seus jogos favoritos, o universo dos RPGs de mesa oferece cenários variados. Desde fantasia épica repleta de elfos e magias até horrores sombrios e assustadores, até conspirações mirabolantes e profundas nas esquinas escuras da cidade (como o cenário de realismo mágico de "As Chaves da Torre"). Você também pode criar suas próprias ambientações, misturando elementos que mais te cativam. Procure por um jogo que permita jogar no mundo que você mais gosta.

  2. Regras Básicas: Cada RPG tem suas próprias regras, mas não deixe isso te assustar! Todo jogo tem partes mais simples e mais complexas. As regras direcionam como o jogo se comporta na hora de “contar a história”. Há jogos que são gamistas, onde as regras são complexas e trabalhadas, geralmente são jogos focados numa experiência de combate tático onde as regras estão nos poderes, habilidades e curva de aprendizado. Há jogos simulacionistas, onde as regras tentam reproduzir o comportamento da realidade, trazendo verossimilhança para a história que será jogada. Também há jogos narrativistas, onde as regras são ferramentas para auxiliar no desenvolvimento da história. São jogos normalmente mais livres e fluidos, onde o apego às regras é secundário, pois se coloca a ficção num primeiro plano. Escolha um jogo que se encaixe no mundo e estilo de regras da sua preferência, assim a sua leitura vai ser agradável e é onde o prazer do RPG começa: no livro. Comece pelas regras básicas, que costumam ser mais simples. Com o tempo e a prática, você dominará as mecânicas e poderá se aventurar em sistemas de jogo cada vez mais complexos.

  3. Comece a jogar! Esse é o maior conselho que podemos te dar, jogue. A maioria das coisas você vai aprender jogando. Não tenha medo de testar e propor ideias, seja proativo com o personagem e o coloque em enrascadas, é assim que o jogo se desenvolve: na base dos conflitos. Jogue para descobrir o que acontece!

  4. Grupo de Aventureiros: Convocar amigos para a jornada torna a experiência ainda mais divertida. Mas não se preocupe se não tiver amigos interessados de imediato; existem comunidades online onde você pode encontrar grupos de jogo. Além disso, na sua cidade devem haver lojas e eventos onde você pode encontrar pessoas para jogar. Uma pesquisa simples na internet resolve!

  5. Jogo Solo ou sem Narrador: Além das tradicionais aventuras em grupo, há opções para jogar solo ou em um formato onde a história se desenrola sem a presença de um narrador. Assim, você pode explorar cenários e desafios de forma mais independente. Leia mais sobre jogo solo aqui.

Recursos Gratuitos: Desbravando sem Gastar Ouro

O que muitos iniciantes não sabem é que há uma vasta gama de materiais gratuitos disponíveis online, prontos para levar você a aventuras incríveis sem gastar um tostão furado. Existem jogos que dependem de dados poliédricos específicos, tabuleiros e miniaturas, mas você conseguem encontrar muitos outros que dependem exclusivamente da sua imaginação e um conjunto de dados simples, daqueles que você encontra no jogo de tabuleiro velho ou na papelaria.


Aqui na Editora Caleidoscópio, estão algumas pérolas gratuitas e acessíveis para você jogar As Chaves da Torre sem gastar um centavo!

  • As Chaves da Torre RPG - Jogo Rápido Aqui você encontra tudo que precisa para jogar. As regras básicas de um jogo narrativista com uma aventura e personagens prontos. Basta uma leitura breve e você estará pronto para mergulhar de cabeça no mundo dos RPGs.

  • Aventura "Favela Sitiada" Expandindo o que há no Jogo Rápido, uma aventura pronta com personagens que se passa na Favela da Rocinha durante o período da Ditadura Militar, um cenário urbano cheio de mistérios e reviravoltas.

  • Aventura "Eu Acredito em Fadas" Explore um mundo de magia com essa aventura de As Chaves da Torre que adapta o folclore nacional para o Mundo Esquecido oprimido pela Torre.

E o melhor de tudo? Você pode baixar essas maravilhas diretamente do site, sem abrir a carteira! Há muito material gratuito disponível na internet, para todo tipo de jogo que você escolher. Se quiser algumas dicas de onde encontrar, deixa um comentário. ;)


Dicas para uma Experiência Épica

Agora que você está equipado com conhecimento suficiente para dar seus primeiros passos no universo dos RPGs de mesa, aqui vão algumas dicas extras para uma experiência verdadeiramente fantástica:

  • Deixe a Imaginação Fluir: Não tenha medo de ser criativo. A imaginação é o combustível desse hobby, então solte sua mente e crie histórias incríveis.

  • Respeite os Colegas: O RPG de mesa é uma experiência colaborativa. Respeite as escolhas dos outros jogadores e crie um ambiente amigável.

  • Experimente Diferentes Estilos: Além da fantasia e do horror, há RPGs de mesa para todos os gostos. Experimente diferentes estilos e descubra qual te atrai mais.

  • Aprenda com a Experiência: Não se preocupe em acertar tudo de primeira. Aprenda com cada sessão de jogo e evolua ao longo do tempo.


Conclusão: Aventura à Vista!

Agora você está pronto para embarcar em uma jornada inesquecível pelos mundos da imaginação. Reúna amigos, crie de personagem, role os dados e deixe sua criatividade fluir como nunca antes. Lembre-se, nos RPGs de mesa, não há limites para o que você pode fazer, exceto talvez a lei da física – mas até isso pode ser desafiado com a história certa! Divirta-se, faça amigos e que seus dados sempre rolem a seu favor.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page